sábado, 7 de abril de 2012

Amor Próprio...

Quando passamos a nos amar, acabamos por perder coisas e ou pessoas que até então não sabíamos viver sem. E é aí que descobrimos que se perdemos é porque nunca nos pertenceu.
Aquilo que é verdadeiro é seu, jamais acaba ou se perde, mas o que não é permanece com você no tempo da sua necessidade. E aprendendo a se amar você permite que tais coisas se vão sem o sentimento de perda e sim o da gratidão por ter aprendido o suficiente para subir o próximo degrau.
Aquilo que é verdadeiro, pode ficar guardado ou até mesmo estar longe de você, mas sempre será seu e voltará ou até mesmo estará esperando por você.
Seu brinquedo favorito jamais é jogado fora está sempre no cantinho guardado ou escondido, aquela pessoa que te ama mesmo longe sempre está com você quando você precisa.
Na vida tudo que é seu, é seu. Então se ame e aprenda a distinguir o que é passageiro é o que é necessário.


"Tudo volta! E voltam mais bonitas, mais maduras, voltam quando tem de voltar, voltam quando é pra ser."
 — Caio Fernando Abreu.

Por isso quero compartilhar com vocês um texto baseado no belíssimo poema de Carlos Drumond de Andrade






Quando comecei a me amar de verdade


Antes, sem me conhecer, e sem compreender as minhas pretensões de vida, envolvia-me a cada momento num emaranhado de dúvidas. Estava sempre com olhar triste e melancólico... Hoje sei o que significava aqueles momentos... Não acreditava em mim, e nas minhas potencialidades. .

Dedicava o meu amor literalmente aos outros, esquecendo totalmente de mim... Isso era tentar levar as pessoas a terem pena de mim... Hoje sei que isso é autopiedade.

Quando não me amava de verdade... Procurava ajuda às pessoas erradas. E desesperada acabava confessando os meus sofrimentos, pra quem não devia. Acreditava em tudo que me falavam. “Era uma Maria vai com as outras”
E cada vez mais, me sentia deprimida e confusa. Hoje sei que isso é falta de amor próprio.

Antes imaginava que ficando deprimida por quaisquer dificuldades, ajudaria a resolver problemas. Hoje, sei que era simplesmente uma justificativa para o medo que tinha de buscar soluções corajosas. Isso se chama... Fraqueza de espírito.

 Nunca aceitava a minha vida. Desejava sempre que ela fosse diferente.

Antes, desejava que todos mudassem ao meu redor... Menos eu... Por que tinha medo das mudanças e do desconhecido. Hoje sei que isso é apenas falta de personalidade.

Quando não me amava de verdade...
Ocupava o meu tempo livre com qualquer coisa. Mesmo que isso não me levasse a nada.
Imaginava que se ficasse desocupada o mundo parava.
Pensava em grandes planos que nunca conseguia realiza-los.
Hoje sei que isso se chama falta de simplicidade.

Quando não me amava de verdade... Queria ter razão em tudo... Sentia-me a dona da verdade. Hoje sei que isso é falta de humildade.

Quando não me amava de verdade...
Procurava ficar pensando e remoendo o tempo todo, o passado e o futuro.
Achava que pensando assim, tudo estaria sendo resolvido.
Hoje sei que isso falta de confiança.

Quando não me amava de verdade! Tinha a minha mente o tempo todo a me atormentar e a me decepcionar. Acho que er uma forma de me castigar... Hoje reconheço que realmente eu não sabia viver.

 Hoje... A cada instante me convenço mais, que a partir do momento que li o POEMA de Carlos Drumond. “Quando me amei de verdade “ Reconheci-me nele. Ali estava toda a minha vida... Senti-me como um alcoólatra que pra fazer parte dos alcoólico anônimos, tem que reconhecer que é realmente um alcoólatra Resolvi tomar atitudes severas em termo de mudanças em minha vida. Seguindo a cada passo desse poema: Resolvi me amar de verdade...
Procurei antes de tudo acreditar em mim e nas minhas potencialidades...

Isso é AUTO ESTIMA.

Abandonei o medo, e me tratei da depressão... Fiz desaparecer sofrimento emocional. Pois ele ia de encontro as minhas verdades e me tornei uma pessoa autêntica.

Hoje aceito a minha vida como ela é... E tudo que acontece ao meu redor. Vejo que tudo, só contribui para o meu crescimento. Isso é... Amadurecimento.

Deixei de me envolver na vida dos outros, e procurar cuidar da minha. Tentei enfrentar tudo com coragem e cabeça erguida. Isso é te personalidade.

Mesmo sendo chamada ou interpretada como egoísta, abandonei pessoas, crenças e tudo que me fazia baixo astral... Ou que me levasse ao sofrimento.
Passei a pensar em mim, e no meu bem estar.
Hoje, ser feliz está em primeiro lugar. Isto é, fazendo tudo àquilo que me agrada e me dar prazer.
Foi assim que acabei fazendo feliz também, a todos que me amam e me rodeiam. Hoje sei que Isso é amor próprio.

Abandonei todos os grandes projetos... Resolvi fazer apenas o que estava ao meu alcance... E não tenho mais medo do meu tempo livre.
Aproveito para cuidar do meu físico e da minha saúde.
Respeito o meu ritmo de vida. E só faço o que gosto. Hoje sei que isso é simplicidade.

Hoje desisti de ser dona da verdade. Assim erro menos vezes. Isso é Humildade.

Hoje me mantenho com pé no chão do presente. Cada coisa é pensada no seu momento. Cada problema resolvido no seu tempo.
Exemplo: Tenho as contas do mês pra pagar... Porque tenho que ficar remoendo durante o mês todo, que tenho as contas pra pagar? Esqueço... E vou trabalhar pra ganhar o dinheiro... No seu tempo, pago e pronto.
Nada de ficar sofrendo por causo disso. O sofrimento remoído não resolve problemas. Só stressa. Isso são plenitude, e consciência.

Hoje mantenho a minha mente a serviço do meu coração, ela tornou-se uma grande e valiosa aliada. Vive o tempo todo cheia de muito amor. Amor esse, que posso dar a mim, e aos outros. Hoje estou sempre muito alegre e sorridente, tratando a todos que de mim aproximam-se, com muito carinho.
Hoje sei que isso é saber VIVER. Agora sim posso ter amor ao meu próximo.

Texto baseado no Poema de Carlos Drumond de Andrade. QUANDO ME AMEI DE VERDADE.
Gostaria muito que ele fosse vivo, pra saber o que seu belo e criativo POEMA, foi capaz de fazer com a minha vida. Essa é uma HISTÓRIA verídica.

Quando me amei de verdade Carlos Drumond de Andrade

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento certo. E então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome... Auto estima .

Quando me amei de verdade, pude perceber que a minha angustia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal indo contra as minhas verdades . Hoje sei o que é isso ...autenticidade

Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente comecei a ver que tudo que acontece contribui para o meu crescimento . Hoje chamo isso de ...amadurecimento

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação, ou alguém, apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é momento ou a pessoa não está preparada inclusive eu mesma. Hoje sei que o nome disso é... Respeito

Quando me amei de verdade , comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável...Pessoas, tarefas, crenças tudo e qualquer coisa que me deixasse para baixo .
De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama amor próprio...

Quando me amei de verdade, Deixei de temer meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro. Hoje, faço o que acho certo o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo . Hoje sei o que é isso...Simplicidade

Quando me amei de verdade, desisti de querer ter sempre razão e com isso, errei menos vezes . Hoje descobri é ... Humildade. 


Quando me amei de verdade, Desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar muito com o futuro. Agora me mantenho no presente que é onde a vida acontece . Hoje vivo um dia de cada vez...Isso é plenitude!

Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração ela se torna uma grande e valiosa aliada . Tudo isso é saber viver.

A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos na prudência egoísta que nada arrisca; e que esquivando –se do sofrimento, perdemos também a felicidade.




Quando aprendemos a nós amar fazemos felizes a todos que nós rodeiam e assim conseguimos ser realmente felizes. #Acredite

Nenhum comentário:

Postar um comentário